Passou uma tempestade na minha vida...
Sinto-me hoje num estado depressivo e a precisar desabafar com alguém, mas sem vontade de falar...
Já há algum tempo que estamos preparados para coisas más... no entanto hoje tivemos a certeza que era pior que aquilo que esperávamos.
O meu Pai está doente, e hoje chegaram à maldita conclusão que era linfoma.
Em Janeiro fez uma ecografia que acusou uma dilatação no rim esquerdo, a médica mandou fazer TAC, que ele foi adiando, adiando e só o fez há 3 semanas atrás devido à nossa persistência em levá-lo ao médico. Quando chegou o relatório do TAC percebemos que havia algo estranho, porque dizia coisas do tipo: "é a favor de um exame oncológico...", "requer exames linfoproliferativos...". Aqui percebemos que a nossa vida iria dar uma volta. Fomos ao médico e ele mandou logo para Santa Maria, onde o meu Pai foi sujeito a uma biópsia, da qual soubemos hoje o resultado.
O linfoma desenvolveu-se à volta do rim esquerdo. Hoje colocaram-lhe um catécter porque o canal do rim para a bexiga estava obstruído.
Fui pesquisar e, embora não saibamos exactamente que tipo de linfoma é, o tratamento é quimioterapia, que vai já começar na próxima segunda-feira no Hospital de Beja.
O LNH é um tumor que tem início no sistema linfático. Para perceber esta doença, é útil conhecer o sistema linfático.
O sistema linfático faz parte do sistema imunitário do nosso organismo. O sistema imunitário combate as infecções e outras doenças.
No sistema linfático, uma rede de vasos linfáticos transporta um líquido transparente, chamado linfa. Os vasos linfáticos são "conduzidos" para os gânglios linfáticos (pequenos órgãos, de forma redonda). Nos gânglios linfáticos existem os linfócitos (um tipo de glóbulos brancos). Os gânglios linfáticos capturam e removem bactérias, e outras substâncias nocivas, que possam estar na linfa. Os gânglios linfáticos existem no pescoço, axilas, tórax, abdómen e virilhas.
Outras partes do sistema linfático incluem as amígdalas, o baço e o timo. O tecido linfático também se encontra noutras partes do corpo, como o estômago, a pele e o intestino delgado.
Existem muitos tipos de LNH. Todos os tipos de linfoma têm início nas células do sistema linfático.
O LNH tem início quando um linfócito, uma célula B ou uma célula T se torna anómala. Geralmente, o LNH começa numa célula B, num gânglio linfático. A célula anómala divide-se, para fazer cópias de si própria; as novas células dividem-se novamente, e novamente, originando mais e mais células anómalas. As células anómalas são células cancerígenas, que não morrem quando deviam. Não protegem o organismo de infecções nem de outras doenças. As células cancerígenas podem espalhar-se para quase todas as partes do organismo, ou seja, metastizar.